segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O rico e o Lázaro

No evangelho de Lucas, capítulo 16 versículo 19, Jesus conta a parábola do rico e o Lázaro. É uma parábola fantástica, mas não muito conhecida, infelizmente. Nesta parábola, Jesus conta que havia um rico abastado e, na porta de sua casa, havia um mendigo chamado Lázaro. A vida toda de Lázaro se passou à porta do rico, comendo das sobras dele. Quando os dois morreram, Lázaro foi levado ao céu para assentar-se ao colo de Abraão, enquanto o rico foi para o inferno.

Muito ensino pode ser retirado desta parábola. Através desta parábola, Jesus revela uma marca do Caráter de Deus: a Compensação. Perceba como o rico foi injusto com Lázaro a vida toda. Deus retribuiu a Lázaro toda essa injustiça que sofreu, compensando-o com a vida eterna. O mesmo não pode se dizer do rico que, sendo injusto, recebeu o que lhe foi justo. O nosso Deus é o Deus que odeia toda injustiça!

Gostaria, contudo, de dar ênfase a um outro ensino de Jesus através desta parábola. Aqui no meu Estado, é muito fácil encontrar pessoas que desistiram da fé. Muitas machucadas pela própria igreja. Também é muito fácil encontrar aqueles que não confiam na igreja e odeiam o Evangelho, por não terem sido aceitos pela igreja por seus estilos ou atos. Imaginem comigo que a casa do rico seja a sua igreja e que Lázaro seja as diferentes pessoas que existem neste mundo. Imaginou? Agora responda: seguindo a imaginação que propus, a história da parábola do "rico e o Lázaro" (ou poderia dizer "a igreja e o Mundo") seria diferente?

Já passou da hora da igreja decidir se tornar a Igreja de Cristo. Já passou da hora de a igreja Viver o Evangelho e não apenas crer nEle!

Deus, converta a sua Igreja a Ti e ao Teu Amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário