segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma garota no ponto de ônibus...

...e uma experiência com Deus. Sabe, quando nós menos imaginamos, Deus nos ensina; quando menos esperamos, Deus nos usa.

Enfim, um dia eu e mais alguns amigos saíamos do culto jovem. Eu estava feliz mostrando uma música para meus amigos e estávamos alegres com o culto. Imagine dois terroristas, um de menor e duas garotas cantando e dançando pelo meio da rua; pois é, assim que nós estávamos até chegarmos num ponto de ônibus. Havia uma garota...
Foto encontrada via Google
                                                         ...no ponto de ônibus. Ela de longe viu nós virmos em sua direção. Ficou observando um grupo de jovens com dois barbudos (eu era um deles), um menor e duas garotas cantando e dançando no meio da rua às 23h da noite. Não entra em questão o que ela pensou disso, mas que ela saiu de perto quando chegamos, ela saiu. Ficou... não sei dizer se foi com medo, mas ela achou estranho; e eu e mais uma amiga percebemos. Foi quando minha amiga falou para ela ficar calma porque éramos alegres e felizes assim mesmo. Aproveitando a oportunidade, dissemos que só Jesus para fazer uma loucura dessa! E a menina respondeu: "Nossa, fico feliz em saber que ainda existam jovens alegres hoje em dia!" A garota foi embora, mas o que ela disse me marcou.

Bem, gostaria de evidenciar duas coisas:
  1. Ela aparentava "curtir" bem a vida, como a maioria dos jovens. Mas, mesmo em meio a curtição, ela não tinha experimentado a Alegria. Por quê?
  2. A princípio, pela fala dela, reconheço um desânimo em relação a jovens alegres. Será que ela desistiu de procurar por eles?
Essas duas questões me preocupam. Afinal, a garota do ponto revelou numa pequena frase uma realidade vívida ao nosso redor da qual não podemos fechar os olhos. Na verdade, recebi a frase dela como uma facada em meu coração; um alerta: "Você está falhando em seu papel!" Que realidade ela revelou? Ainda não percebeu? ÓBVIO: Existe uma juventude, toda uma geração, clamando por um sentido na vida, uma razão existencial, algo para acreditar, alguém para confiar, clamando por conhecer a vida afim, de pelo menos, poder vivê-la! E aí entra a facada em meu coração: se ela desistiu de procurar jovens alegres neste mundo, é porque ela não viu Alegria entre os jovens cristãos. Você tem noção da profundidade desta questão?

Jesus disse que o maior mandamento é Amar a Deus e, o segundo maior, é Amar uns aos outros (Mt 22:36-40). Além disso, falou que o mundo nos reconheceria ao amarmos uns aos outros. (Jo 13:35). Em Gl 5:22, o Ap Paulo fala do Fruto do Espírito. O primeiro dele é o Amor. Uma consequência do Amor está logo depois: Alegria. Com esta exposição, concluo que o motivo pelo qual a garota do ponto não viu Alegria entre a juventude cristã pode ser: falta de Amor! Simples né? Realidade insuportável!

O que você acha? Nós jovens cristãos somos felizes? Somos Alegres? Nos divertimos? Brincamos? Curtimos de fato a vida? ... sendo sim ou não a resposta, nada vale a pena e/ou tem valor se ao seu lado tem alguém que precisa da sua ajuda, do seu amor, da sua atenção, de suas palavras e você não se importa.

Sabe, as pessoas já estão cansadas de saber que Jesus as ama. Elas não querem saber; elas querem ver esse Amor, sentí-Lo, desfrutá-Lo! E isso só será possível quando nós, cristãos, estivermos dispostos a abrir mão de nossa vida - Amor é renuncia! Na verdade, isso é facilmente aceito quando se entende o que Jesus nos disse: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." Lc9:23.

Bem, se nós somente amamos a Deus se amarmos uns aos outros (I Jo 4); se só temos alegria de fato quando aprendemos a amar; logo, se não amamos ao próximo não somos de fato alegres, muito menos cristãos. Somos o quê? Pergunte para a garota do ponto... não me espantaria se ela dissesse: você é como todos nós, sem alegria. A palavra é dura porque é verdade. Não posso omití-la.

Nós jovens temos a maior facilidade em aceitar e se relacionar com vários tipos de pessoas. Já pensou se praticássemos o Amor? ...pense bem, todos estão procurando este Amor que nós temos!  É assim que a Alegria de fato surge e prevalece sobre a tristeza da rejeição, do inútil, do passageiro, da desvalorização.

Não posso terminar de outra forma, se não citando este trecho da Palavra de Deus:

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (I Jo 4:6-21).

Pensem nisso! A garota do ponto e toda uma geração está esperando por isso...

Que Deus vos abençoe!

Um comentário:

  1. Ler o seu Post me faz lembrar uma música da Aline Barros que diz, ' Nossa juventude tem a força que os fracos precisam, nossa juventude tem a cura que os homens procuram, nossa juventude tem a paz que as guerras não frustram ! Cristo está vivo em cada um de nós ! ' E isso inclui o Amor ! Nossa juventude (cristã) tem o Amor que o resto do mundo precisa, procura ... Eu ia dizer que não acredito que a menina do ponto de ônibus não tenha visto Alegria em vocês, mas pensando melhor, TALVEZ tenha sido o caso mesmo ... E aí a nossa falta do Amor, o mesmo que Paulo relaciona diretamente à alegria, é realmente difícil de digerir, por que alguém pode amar e não expressar ? Se nós não temos expressado Amor nenhum pelos outros talvez é porque Ele não exista e talvez, pra não dizer sinceramente a verdade, nós vivamos um evangelho muiiito mentiroso ! E o pior disso tudo é que essa realidade além de fazer com que milhares de pessoas NÃO sejam alcançadas, isso também entristece o coração de Deus ! Mas sabe que ainda da pra tirar algo bom disso tudo ? Você foi sensível ao 'alerta' do Espírito Santo ! Você não ficou inerte quanto a situação ... Que Deus te use muiiito pra poder levar o Amor d'Ele a todos que ainda não foram alcançados ! Que Ele nos use ! Afinal as pessoas estão realmente cansadas de saber que Jesus as ama ! Elas querem saber que nós as amamos também ! Muito bom seu Post, Lucas ! Fica com Deus,

    Simplesmente como Jesus ♔

    ResponderExcluir